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04/08/2012
"Como as redes sociais podem contribuir para as vendas da sua empresa"

 

 

 

Desde sempre o principal objetivo de uma companhia é gerar lucro, isso é um fato consumado. Mas a maneira como esse lucro chega às mãos do empreendedor nem sempre é tão clara quanto a máxima de que é preciso ter dinheiro em caixa.

Estratégias de venda existem aos montes por aí, você pode até mesmo dar uma busca no Google e vai encontrar alguma coisa que talvez ajude. Mas, de um tempo para cá, um fator totalmente novo tem interferido de maneira direta nas vendas de uma empresa: as redes sociais.


Você pode acreditar que esse tipo de plataforma serve unicamente para manter contato com os amigos e familiares – estejam eles próximos ou distantes – mas começar a valorizar as redes sociais como fonte de renda pode fazer diferença no seu fechamento no final do mês.


As redes sociais estão mudando o jogo das vendas. A explosão de atividades nas redes deu aos consumidores o poder de se informar melhor e se engajar com aquilo que eles buscam, ao mesmo tempo em que cobram de você uma transparência absoluta, que permitirá a eles realizar uma escolha consciente.


Como resultado, os bons vendedores precisam de mais que um bom discurso para consolidar a venda. Na verdade o que eles necessitam é entender o consumidor, o modelo de negócio para o qual trabalha e, principalmente, os valores que os consumidores buscam na sua companhia.


Nesse momento é essencial lembrar que o consumidor deixou de ser um agente ativo e agora tem o controle total da marca, indo além do site da companhia para encontrar a informação que precisa por meio de blogs, Twitter, Facebook e até mesmo criando um perfil no LinkedIn. Veja 4 maneiras como as redes sociais são capazes de contribuir para as vendas da sua empresa:


1. Certifique-se de que as pessoas “curtem” a sua empresa

Seja pessoalmente ou por meio de 140 caracteres, simpatia sempre é um fator que faz a diferença para a escolha do consumidor. Isso significa que os seus representantes de venda devem estar preparados para lidar com a audiência online, o que é possível por meio de treinamentos em mídia social.


Comece pelo básico, com o desenvolvimento de um perfil bem alinhado, o estabelecimento de uma “personalidade” para a empresa, participação nos comentários, respostas às dúvidas dos clientes e identificação. Depois disso a formação pode evoluir para temas mais específicos referentes à sua audiência.


2. Saiba onde estão os seus consumidores

Consumidores em potencial estão por toda a web, seja em redes sociais mais profissionais, como o LinkedIn, ou plataformas mais interativas, como o Facebook e o Twitter. Mas você já parou para se perguntar onde se encontram os clientes que você precisa?

Trabalhe com perfis de consumidores bem definidos para que você saiba exatamente onde procurá-los. Isso não significa que você deva deixar de lado outras possibilidades, mas invista primeiro naquilo que você sabe que trará retorno.


3. Esteja sempre atento às tendências

Não é apenas a sua empresa que tenta ser relevante nas mídias sociais. Pelo menos mais 50 empresas que atuam no mesmo ramo que você estão pensando em como fazer isso nesse momento. Isso soa um pouco óbvio, mas dificilmente uma equipe de vendas se dá conta disso até ver outras companhias obtendo mais sucesso.


Trabalhe com engajamento social e fique atento às tendências. Se você se mantiver ativo em todos os perfis e, mais que isso, engajado com os consumidores, saberá de antemão o que eles esperam da sua empresa no ambiente digital.


4. Tenha contatos com sites de dados

Não conte apenas com a sorte e a perícia da sua equipe de relacionamento online. Tenha contato com sites de dados que possam fornecer a você o público exato que você pretende atingir, apenas como um “Plano B”.


Mesmo com horas de pesquisa você ainda pode chegar aos contatos errados e nesse momento um banco de dados com as pessoas certas pode fazer toda a diferença. Gerenciar informações de perspectiva social fica muito mais fácil se você estiver falando diretamente com as pessoas que querem ouvir você, lembre-se disso.

Fonte: www.santanderempreendedor.com.br

Postado pelo Portal FBDE / Nexion


 

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