Era uma vez um menino que sempre procurava confusão na escola. Todos os dias havia queixa chegando em sua casa. A diretora já até tinha separado uma cadeira junto a sua mesa para o menino ficar.
Dona Rosa era uma senhora guerreira, batalhadora. Acordava às 4 da manhã para deixar tudo pronto. O feijão cedo era colocado na panela de pressão. Acordava os meninos Emanuel e André Vinicius, ambos com 6 e 14 anos, respectivamente. André Vinícius era o que lhe dava trabalho. Ela já havia rezado 10 rosários para pedir ajuda dos céus, este mês, para esse menino – e nada! Talvez tivesse pouca fé, pensava.
Nesse dia, ao ser comunicada pela diretora de mais um ‘’dia de cão‘’ do menino, ela então resolve aplicar-lhe um castigo. Segundo certas revistas ‘’um mal necessário‘’. Até já o colocou ajoelhado no milho. Sem ver televisão, também! De costas para a parede? Idem ! Bater jamais, pois segundo doeria mais nela do que no menino.
Pois bem ! Dona Rosa pegou um pneu velho no quintal. Lavou-o e quando André chegou em casa não a vendo gritou:
- ‘’ÓÓÓÓÓ!, MÃEEEEEE ! Cadê a minha janta?. TÓ COM FOMEEE ! A diretora disse que a senhora não foi me buscar porque tava chorando ? Não esqueça, ela quer falar com a senhora amanhã...
- ‘’Venha cá, meu filho!
Ao chegar ao quarto, André deparou-se com a cena. A mãe segurando um pneu e colocando no centro do quarto...
- ‘’ Já fiz tudo por você, meu filho! As melhores roupas, uma boa escola, uma boa alimentação, seus remédios quando adoece. Meu amor, pelo jeito não lhe bastam...”
André baixa a cabeça nesse momento ...
- ‘’ Hoje, você vai dormir dentro deste pneu !!!”
- ‘’ Como assim, mãe? ...Não vou nãoooo!...”
- ‘’ Vou pedir esta noite para Deus iluminar a sua mente e você perceber o quanto está errado. E que o essencial desperte dentro do seu coração!’’
- ‘’ Qual é o meu essencial, mãe ?’’
-“Lembra do carro do seu padrinho que você sempre perguntava para que servia o estepe? E o seu “dindo”, com toda a paciência do mundo, dizia que quando um pneu fura no meio do seu destino, o estepe tem a função de ficar no lugar para que a viagem não possa ser interrompida. Você não pode deixar de seguir o seu caminho. E o estepe é o essencial nesta hora, dizia ele a você.”
Assim, André Vinícius percebeu que sua mãe tinha razão e se abraçaram.
_____________________________
Deus nos fez puros de coração e assim como o estepe é o essencial, um coração puro será o seu essencial. O reconhecimento do erro é um passo para a mudança de atitude.