Procurar por:
Vendedores / Produtos   
  
       
 
 
ENTREVISTAS
31/05/2012
Ivo Dória - Caricaturista

O mais novo associado é o caricaturista Ivo Dória. Um talento nato que faz da arte de desenhar caricaturas a satisfação de levar alegria às pessoas que são homenageadas e as que visitam o nosso Portal Revelar Talentos.

Pedimos a ele que enviasse uma foto ou caricatura sua para inserirmos junto à entrevista. E a nossa surpresa foi perceber que ele revelou não só a sua imagem nos traços artísticos, mas trouxe ao seu lado a caricatura de seu filho Ítalo Gabriel, o que nos fez sentir que estamos no caminho certo de fazer deste Portal um espaço para que cada associado revele não só o seu talento, mas o prazer de estar nele.

 

  1) Como você descobriu que tinha talento para fazer caricaturas?

Quando criança gostava (e ainda gosto) de histórias em quadrinhos, fazia cópias dos personagens: Tio Patinhas, Popeye, Recruta Zero, Luluzinha, etc. As pessoas viam e gostavam e isso me incentivava a desenhar mais. Depois passei a comprar livros de desenho em sebos e comecei a praticar desenho de rostos, mas o meu traço não combinava em fazer retratos, ele é mais cartunesco, mais voltado para a caricatura. Eu tentava fazer retratos realistas, mas meus colegas que desenhavam retratos diziam sempre que era mais uma caricatura do que retrato. Depois vi que eles estavam com razão e me dedico a fazer caricaturas.

 

2    2) Você faz as suas caricaturas buscando ligar o personagem ao sucesso que ele vem fazendo na mídia ou desenha em forma de homenagem?

 

Eu desenho o personagem aproveitando o sucesso deles na mídia e também em forma de homenagem. Fiz uma caricatura do Mestre Verequete, o "Rei do Carimbó”, que tenho guardado nos meus arquivos. Gosto muito de sua história e fico triste do pouco valor que nós paraenses demos a ele em vida.

 

3)  3) De onde você busca inspiração?

Garimpo revistas usadas e jornais. Procuro observar trabalhos de outros caricaturistas, principalmente aqueles em que me identifico que tem um traço bem expressivo, porque a base para uma boa caricatura é captar a expressão do retratado: triste, alegre, etc. Gosto do trabalho do Casso, que desenha no “Diário do Pará” e do Paulo Caruso, que desenha ao vivo no programa “Roda Viva” da Cultura.

 

   4) Há quanto tempo você vem aperfeiçoando a sua arte?

Desde que me dei conta, que eu conseguia reproduzir em traços as coisas que via e depois quando eu descobri que existiam revistinhas que davam dicas de como corrigir os erros e aperfeiçoar o desenho.

 

5)    5) Você algum dia imaginava que o seu talento seria revelado nas Redes Sociais?

 

Não. E fico admirado como as redes sociais funcionam como uma grande galeria, em que os nossos trabalhos são expostos à visitação de um sem número de pessoas que se identificam, que gostam de arte, poesias, etc... sem sair de casa, etc. É algo extraordinário!

 

6)  6) Qual o seu maior sonho?

 

Poder viver do meu talento, levar alegria através da arte.

 

7)  7) O que você espera para o futuro?

Poder cada vez mais melhorar os meus trabalhos, levar a arte às pessoas que gostam e ser reconhecido pelo que faço.

 

8  8) O que você diria para quem tem talento, mas não tem oportunidade para ser descoberto?

 

Se você tem talento e acredita no que faz, mas tem sentido dificuldade em ser descoberto, você tem em mãos uma das mais poderosas ferramentas, de uma força extraordinária que são os portais de divulgação da Internet. E uma das janelas é o "Portal Revelar Talentos".

 

 

« Voltar
 
ÚLTIMOS LANÇAMENTOS:
Caricatura - Da série de TV - (Arte) [Leia + ]
Arte Digital - Siri Cascudo - (Arte) [Leia + ]
Caricatura - Felipão e Parreira - (Arte) [Leia + ]
Poesia - Homenagem ao Dia do Trabalho - (Arte) [Leia + ]
Poesia - Homenagem à Páscoa - (Arte) [Leia + ]
Caricatura - Renato Aragão - (Arte) [Leia + ]
Logomarca - (Arte) [Leia + ]
 
 
Desenvolvido por:
CentrallWEB
Portal Revelar Talentos - [ Quem somos ]
contato@revelartalentos.com.br
Sistema Anti-Stress